Skip to main content

O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens (PPGCAP) foi aprovado em 2010 pela CAPES, com foco em nível de mestrado. Inicialmente sediado na Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG-UFRPE), o programa foi transferido para a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) com a sua criação pela Lei Federal nº 13.651, de 11 de abril de 2018.

Atualmente, o programa possui conceito 3 (três) na área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros, conforme avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Embora esteja localizado no Semiárido nordestino, na mesorregião do Agreste de Pernambuco, que abriga a maioria dos municípios de pequeno porte e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o município de Garanhuns se destaca como o principal centro econômico da maior bacia leiteira do estado e um importante polo avícola. Nesse contexto, o Programa visa esclarecer e solucionar problemas encontrados na região semiárida do Nordeste brasileiro, bem como qualificar profissionais para a docência em nível superior, com o objetivo de atender à demanda por profissionais capacitados no desenvolvimento de atividades de ensino e/ou pesquisa.

As dissertações desenvolvidas são direcionadas principalmente para pesquisas voltadas ao desenvolvimento do Semiárido nordestino, com foco na produção e alimentação de ruminantes e não ruminantes.

Dentro dessa abordagem, profissionais graduados nas áreas de zootecnia, agronomia e medicina veterinária encontram neste programa uma oportunidade para qualificação multidisciplinar, ampliando suas habilidades de pensamento crítico, investigativo, técnico, científico, social e ambiental.

Ao longo dos anos, o PPGCAP tem alcançado seus objetivos na formação de recursos humanos de qualidade, com egressos contribuindo para o desenvolvimento do país por meio de sua inserção em instituições de ensino, pesquisa e extensão nos setores público e privado.